A consultoria financeira pode ser a chave para ter uma gestão eficiente das finanças.

Após driblar todas as barreiras para abrir um negócio, os empresários enfrentam outro problema: a sustentabilidade da empresa. Sem conhecimentos específicos sobre finanças ou com pouca base para entender além do básico, donos de pequenos, médios e grandes empreendimentos se sentem perdidos.

Afinal, muitos ainda misturam conceitos básicos do mercado financeiro, não sabem separar as finanças pessoais das finanças da empresa e não conseguem precificar adequadamente seus serviços. 

Dessa forma, é fundamental contratar uma consultoria financeira. Um profissional especialista e com experiência no setor financeiro de empresa será capaz de auxiliar todos os processos internos que se relacionam com a gestão financeira e orientar na resolução dos seus problemas. 

Por isso, acompanhe nesse artigo os seguintes tópicos: 

  • o que é uma consultoria financeira;
  • por que contratar uma consultoria financeira; 
  • 7 razões para contratar uma consultoria financeira; 
  • por onde começar. 

O que é uma consultoria financeira? 

A consultoria financeira é um serviço onde o consultor financeiro auxilia o cliente a resolver algum problema ou situação que envolve as finanças, sejam elas pessoais ou empresariais. 

No campo empresarial, o consultor financeiro será responsável por guiar na resolução de um problema específico. Na consultoria financeira empresarial, o cliente terá toda a assistência para lidar com a dificuldade enfrentada. 

No entanto, a consultoria financeira para pequenas empresas também é essencial. Muitos empresários não possuem conhecimentos sobre o mercado financeiro ou não são gestores financeiros profissionais. E, como em todo negócio, podem surgir dúvidas que podem ser respondidas por um consultor. 

Vamos ao exemplo! 

Você faz uma consulta com um médico para tratar algum problema de saúde. Após todo o diagnóstico dos exames, ele dará instruções para restabelecer seu bem-estar, podendo ser remédio, procedimentos cirúrgicos ou outros procedimentos. 

A mesma coisa acontece com a consultoria financeira. O profissional avaliará a saúde financeira do seu negócio, aponta melhorias e irá sugerir soluções estratégicas para que tudo fique bem. 

É por intermédio desse processo que o especialista conseguirá analisar a situação, traçar um diagnóstico eficiente e propor soluções acertadas para o problema. O profissional não apenas irá sugerir uma solução imediata, mas também irá sugerir soluções a longo prazo que serão benéficas para a saúde financeira do seu empreendimento. 

Por que contratar uma consultoria financeira? 

Todo empresário precisa pensar na sustentabilidade do seu negócio a curto e longo prazo. Sem um fluxo financeiro adequado, a empresa pode chegar a falir e as dívidas não tardam em aparecer com o tempo. 

Por isso, empresários que querem entender mais sobre o mercado financeiro ou que possuem problemas com o fluxo de caixa do seu negócio precisa de um consultor financeiro para orientá-los durante o processo. 

A prevenção é o melhor caminho para evitar prejuízos no futuro para o empresário e seus colaboradores, além de mostrar extremo profissionalismo e comprometimento com todos. 

Separei alguns pontos importantes que precisam ser considerados para você compreender a dimensão de uma boa consultoria financeira. Confira! 

Como funciona uma consultoria financeira?

Antes de mostrar as razões para contratar um consultor financeiro, vamos entender como realmente funciona o processo de consultoria. 

Existem dois tipos de consultoria financeira: a empresarial e a pessoal. Ambas tem como objetivo auxiliar o cliente a recuperar sua estabilidade financeira, propor soluções e contribuir com melhorias. No entanto, a empresarial volta-se para ajudar o negócio a crescer de maneira saudável. 

O consultor financeiro pode auxiliar nos seguintes aspectos.

Planejamento financeiro 

No planejamento financeiro, o especialista irá entender quais são os problemas que impedem a boa gestão financeira da empresa. 

Aqui aparece a etapa do diagnóstico e da análise. É nessa fase que tudo o que está sendo feito é avaliado e há sugestões de melhorias. 

Com base nesses dados de gastos do passado é feito um planejamento financeiro estratégico para auxiliar na reestruturação das finanças do negócio. 

Valuation 

Valuation significa “avaliação de empresas” em que o consultor poderá fazer um levantamento do valor de um negócio caso você queira vender posteriormente. 

Dessa forma, são analisados todos os pontos para definir um valor, mas sempre pensando na geração de caixa futuro. 

Análise de viabilidade financeira 

O consultor financeiro poderá fazer uma análise de viabilidade financeira da empresa refletindo sobre os riscos de investimentos mediante o contexto. 

A análise também irá permitir mensurar todos os negócios que a empresa possui, definindo itens e possibilidades futuras. Assim, o profissional irá ajudar na tomada de decisão. 

Consultoria financeira e administrativa

A consultoria financeira e administrativa auxilia o cliente na gestão financeira do negócio. Ou seja, esse processo interliga-se com o controle do fluxo de caixa, de despesas, de custos e gastos e vários outros procedimentos internos. 

Reestruturação

A reestruturação minimiza a carga de trabalho dos diretores visando a facilitação da rotina e a implementação de melhorias em vários setores da empresa, como o administrativo, o financeiro, por exemplo. 

Gestão de recursos financeiros

A gestão de recursos financeiros foca em organizar com equilíbrio os investimentos, lucros, despesas e retornos para que as finanças da empresa sejam otimizadas. 

7 razões para contratar uma consultoria financeira

Agora que já conhece as vantagens e a importância de uma consultoria financeira para a sua empresa, então está na hora de saber quais as razões para contratar um consultor financeiro

Ele irá atuar em alinhamento com o cliente e fazer o diagnóstico estratégico de tudo que se relaciona com as finanças do negócio. 

1. Contabilização correta das entradas e saídas da empresa 

A gestão financeira pode ser complicada para quem ainda não tem domínio dos processos, além de que podem surgir inúmeros erros que prejudicaram a empresa. 

O consultor poderá ajudar na contabilização correta das entradas e saídas do negócio e verificar se possuem erros nesse processo ou se é preciso melhorias. Ter controle adequado é o caminho mais fácil para não ter surpresas desagradáveis nas finanças da sua empresa. 

2. Redução da burocracia 

Empresários precisam dedicar sua atenção para vários pontos da empresa e, muitas vezes, o processo acaba sendo desgastante. Ao contratar uma consultoria financeira é possível dar atenção para outros departamentos da empresa e delegar tarefas relacionadas às finanças para auxiliar na produtividade e na agilidade dos processos. 

Quando tentamos fazer tudo sozinhos, o caminho pode ser árduo. Porém, não é problema nenhum ter a participação de outra pessoa que entende do assunto para ajudar com a empresa

3. Menos dificuldades na gestão financeira 

Com a consultoria financeira o empresário será capaz de fazer a gestão financeira do seu negócio, mas também terá o conhecimento necessário para atuar com estratégia. Ter domínio de todos os setores ajuda a compreender o processo como um todo. 

Dessa forma, o que faltava na gestão da empresa era apenas ter o acompanhamento de um consultor financeiro para mostrar outra perspectiva do negócio. 

4. Tomada de decisões mais eficientes

Como falado anteriormente, ter um profissional especializado para ajudar sua empresa irá proporcionar um direcionamento preciso. E, com os conhecimentos obtidos, é possível administrar com eficiência a empresa, tomando decisões adequadas para cada contexto. 

Assim, lançar um produto, um novo serviço ou fazer um investimento, se tornam tarefas menos complicadas devido ao desenvolvimento pessoal e profissional que a consultoria permite

5. Maior lucratividade para o negócio 

A consultoria financeira não será efetiva apenas para resolver o problema e depois ser esquecida. O consultor auxiliará durante todo o processo e mostrará para o empresário como o negócio poderá crescer adequadamente. 

A fórmula é simples: se você tem o domínio da gestão financeira da empresa será capaz de tomar decisões eficientes, analisar o contexto e ter mais lucro. Aliás, à medida que entendemos sobre finanças, a empresa será capaz de ter estratégias bem definidas que ajudarão a aumentar os ganhos, reduzir custos e ter mais sucesso. 

6. Maior domínio sobre as finanças

A consultoria financeira vai ajudar a organizar as finanças da empresa, mas também irá auxiliar os empresários a dominarem as finanças. Entender os procedimentos da gestão financeira, como fluxo de caixa, gastos, despesas, custos e investimentos pode expandir a mente empreendedora e facilitar na ampliação do negócio

Quanto mais conhecimentos tivermos, melhor será a administração da empresa e mais certeiro será seu crescimento. 

7. Ajuda profissional qualificada e experiente 

O consultor financeiro é um profissional experiente e especializado que saberá como guiar suas decisões com sabedoria. A relação entre o consultor e o cliente irá ajudar a empresa a crescer e se aprimorar e isso é fundamental para o empreendimento. 

Por onde começar? 

Ao longo deste artigo foi abordado sobre as vantagens da consultoria financeira e como ela pode ajudar qualquer empresa, seja qual for o segmento e o seu porte. 

E, para ajudar sua empresa, faço consultorias financeiras empresariais para que seu negócio se expanda. Se você, empresário, não tem o controle, organização financeira e não sabe por onde começar a mudar a situação, então sugiro entrar em contato e entender como funciona a minha consultoria. 

Juntos podemos promover mudanças nas finanças do seu empreendimento por intermédio de consultorias, mentorias, treinamentos e acompanhamento e, claro, ter uma gestão financeira eficiente. Entre em contato comigo!