A consultoria financeira pode ser a chave para ter uma gestão das finanças de forma eficiente. Saiba quais são as funções do consultor financeiro empresarial.

Se a sua empresa está passando por problemas financeiros e você não sabe o que fazer para resolver essa situação, um consultor de finanças talvez seja a solução que você tanto busca.

Existe uma procura cada vez maior por parte das empresas por ajuda desse profissional, para ser um auxílio na organização de recursos, análise de custos e planejamento dos investimentos para um negócio.

Afinal, ainda é notório o costume que muitas pessoas possuem, de misturar os conceitos básicos implantados no mercado financeiro, dessa forma, acabam sem separar as finanças pessoais das finanças de sua empresa e assim, não conseguem precificar os seus serviços de uma forma adequada. 

Em um primeiro momento, contratar esse tipo de serviço pode parecer mais um gasto desnecessário. Mas não se engane! Trazer um consultor financeiro empresarial pode representar uma economia considerável a médio e longo prazo.

O que faz o consultor financeiro empresarial?

Um consultor financeiro empresarial é um profissional que, junto de quem o contrata, cria e executa planos financeiros a partir das necessidades de negócio específicas, que encabeçam aquele planejamento.

Em outras palavras, o consultor financeiro empresarial é um profissional responsável por “estudar” e ditar as melhores formas para se usar o dinheiro na empresa

Poderíamos resumir o objetivo do consultor financeiro empresarial com alguns fatores pontuais:

  • fazer uma seleção dos investimentos mais adequados para a sua empresa;
  • entender em quais áreas é preciso cortar gastos e os meios de como fazer isso;
  • adotar o melhor regime tributário;
  • fazer um planejamento financeiro com eficácia;
  • gerenciar todos os possíveis riscos.

O consultor financeiro empresarial irá fornecer toda a assistência necessária para ajudar a sua empresa a atingir novos níveis, cumprindo as suas metas financeiras a curto, médio e longo prazo.

Com base na coleta dos dados levantados a partir de todas estas atividades, o consultor financeiro empresarial dá um auxílio aos administradores financeiros na hora de tomar as decisões e definir como o dinheiro da empresa será usado.

É importante lembrar que o seu papel é de orientação, não de execução. Em outras palavras, significa  que o consultor financeiro empresarial não fica responsável pela aplicação daquilo que foi posto e recomendado no planejamento. Essa é uma tarefa dos gestores. 

A missão do consultor financeiro empresarial é aconselhar, mas não monitorar o andamento das atividades.

Qual a importância de um consultor financeiro empresarial para um negócio?

O que o consultor financeiro empresarial faz para uma empresa é atuar (em termos simples) como um grande analista do dinheiro do seu negócio. 

Por ter um olhar mais atento aos detalhes, o consultor consegue conclusões sobre os resultados, relatórios de despesas e sobre o fluxo de caixa. Todas essas coisas permitem que ele consiga identificar problemas que perduram no dia a dia de muitas empresas.

  • Mau uso dos recursos que a empresa dispõe.
  • Contratos que não representam vantagens para a companhia.
  • Processos que custam altos valores e geram resultados muito abaixo.
  • Problemas na saúde financeira do negócio.

Para facilitar o exemplo, imagine que o consultor financeiro empresarial é como um “médico” do caixa de sua empresa. Ele consegue identificar alguns sintomas e gerar um diagnóstico para acabar com todos estes males.

Mas afinal, por que isso é tão importante para uma empresa? 

A resposta é bem mais simples do que você imagina.

Porque nenhuma empresa deve arriscar e desperdiçar seus recursos, especialmente em momentos como o que vivemos atualmente, em que a economia traz, a cada dia, novos desafios e a concorrência se torna cada vez mais acirrada.

É como diz o velho ditado: “Dinheiro não dá em árvore”. Por isto, é muito importante saber como utilizá-lo com sensatez, sempre visando os bons resultados, uma redução de custos e aumento dos lucros. 

Mas se esses motivos ainda não são o bastante para fazer você pensar sobre, listei mais cinco motivos pelos quais você deve considerar um consultor empresarial financeiro para gerir os recursos de sua empresa.

1. Contabilização das entradas e saídas da empresa da maneira correta 

A gestão financeira pode ser um assunto complicado para quem ainda não tem total domínio dos processos, além de que podem surgir diversos erros, que prejudicam a empresa como um todo. 

O consultor financeiro empresarial poderá ajudar com foco na contabilização correta das entradas e saídas do seu negócio, verificando se existem possíveis erros neste processo ou se é necessário algumas melhorias. 

Ter o controle adequado é o caminho mais simples para que você não tenha surpresas desagradáveis com as finanças da sua empresa. 

2. Uma redução na burocracia 

Existe um inimigo maior dos negócios atualmente: o tempo. 

Empresários precisam dosar sua atenção para diversas vertentes da empresa e muitas vezes, o processo apenas gera desgaste para o(a) empreendedor(a). 

Quando se contrata um consultor financeiro empresarial, é possível demandar atenção para os outros departamentos da empresa, pois você pode delegar suas tarefas relacionadas às finanças ao consultor, para ele te auxiliar na produtividade e na agilidade dos processos. 

Quando tentamos fazer tudo por nós mesmos, o caminho pode ser complicado. 

Por isso, não representa problema nenhum ter a participação de outra pessoa, que entende do assunto, para ajudar com o seu negócio. 

3. Menor dificuldade na gestão financeira 

Com o consultor financeiro empresarial, o empresário terá não somente a capacidade de fazer a gestão financeira do seu negócio, como também terá o conhecimento necessário para atuar com estratégias mais assertivas. 

Ter domínio de todos os setores (e obviamente o financeiro) ajuda a compreender o processo em sua totalidade. 

Em suma, o que faltava para a gestão da empresa era apenas ter o acompanhamento de um consultor financeiro empresarial para mostrar outra perspectiva do seu negócio. 

4. Tomada de decisões mais eficientes

Como falado mais acima, ter um profissional especializado em finanças para ajudar a sua empresa, proporcionará um direcionamento muito mais preciso.

E a partir destes conhecimentos obtidos, é possível administrar com uma maior eficácia a empresa, tomando decisões adequadas para cada contexto. 

Sendo assim, quando for lançado um novo produto, serviço ou até fazer algum investimento, essas tarefas se tornam menos complicadas devido ao desenvolvimento pessoal e profissional que a consultoria te permite. 

5. Maior lucratividade para o negócio 

O trabalho do consultor financeiro empresarial não se resume apenas em resolver o problema e depois ser esquecido. O consultor financeiro empresarial auxiliará durante todo este processo e mostrará para o empresário, de uma forma mais simples, como o negócio poderá crescer adequadamente. 

A fórmula é bem simples: se você possui o domínio da gestão financeira da empresa, será capaz de tomar decisões mais eficazes, analisando o contexto e, dessa forma, obter mais lucro. 

E à medida que se entende sobre finanças, a empresa se torna capaz de traçar estratégias com maior definição.  Isso tudo ajuda a aumentar os ganhos, reduzindo custos e por fim, ter mais sucesso.

A consultoria financeira empresarial é algo que, na prática, é um processo complexo, e a melhor maneira de alcançar o sucesso é trabalhar com um profissional que possa adaptar um plano para atender às suas necessidades específicas. 

Faça um diagnóstico sem compromisso e conheça meus serviços de consultoria!