Saber fazer um planejamento financeiro empresarial estratégico garante maior eficiência na gestão de um empreendimento.

O planejamento financeiro empresarial é uma peça fundamental quando mencionamos o plano de ação de uma empresa ou negócio.

É por intermédio desse planejamento que poderá ser mensurado o que deu errado e o que está dando resultados para guiar as próximas decisões – sempre com clareza e objetivos bem delimitados.

No artigo irei explicar a importância do planejamento financeiro empresarial e como fazê-lo. Confira!

Realidade do mercado empresarial

Os Microempreendedores Individuais (MEI) lideram o número de empresas fechadas, as que não deram certo. Esse dado preocupante é da pesquisa Sobrevivência das Empresas (2020) realizada pelo Sebrae. 

A taxa de mortalidade de pequenos negócios é de um até cinco anos. Assim, três a cada dez pessoas que abrem o seu negócio, encerram as atividades após cinco anos.

O setor com mais fechamentos é o comércio (30,2%). A pandemia também afetou os negócios e a sobrevivência das empresas, 41% dos entrevistados afirmaram que a pandemia foi fator determinante para o fechamento da empresa. 

A pesquisa também aponta que o que poderia ter evitado o fechamento das empresas seria o acesso a crédito facilitado (34%), diminuição de impostos (21%) e a conquista de mais clientes (25%).

Dados da pesquisa de Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios de dezembro de 2021 realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostram que 86% das empresas estão operando, sendo que 31% estão da mesma forma que antes. 

Além disso, a proporção de empresas com queda no faturamento reduziu, entre as MPE 62% e os MEI 73%.

No entanto, o que observamos pela pesquisa é que aumentou a proporção de empresas que vendem utilizando ferramentas digitais. Entre os MPE são 72% e entre os MEI são 76%.

Os dados exemplificam que o planejamento financeiro empresarial é importantíssimo para a saúde do seu negócio.

Leia também 7 dicas práticas para saber como economizar nas empresas.

O que é planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro empresarial, como o nome sugere, é a organização das finanças de empresas de pequeno, médio e grande porte.

A sua importância é de manter o setor financeiro da empresa funcionando adequadamente e com qualidade para que a sustentabilidade do negócio seja mantida.

Afinal, como as estatísticas mostram, a taxa de fechamentos de empresas é de até cinco anos.

As finanças do seu negócio precisam ser administradas corretamente ou seu negócio trará mais prejuízos do que lucro.

Então, continua acompanhando o artigo que agora irei explicar como fazer um planejamento financeiro empresarial estratégico.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

Executar um planejamento financeiro empresarial exige organização e comprometimento com a saúde das finanças do seu negócio.

1. Análise do cenário

Para que seu planejamento seja eficiente e tenha resultados é preciso fazer uma análise da situação da empresa no momento.

Faça uma lista com todos os problemas que precisam ser resolvidos, contas atrasadas, como está o fluxo de caixa, a situação com os fornecedores e também com os clientes. Verifique também se existem situações de inadimplência.

Todos esses detalhes são importantes para que o planejamento seja efetivo e consiga auxiliar na reestruturação financeira da empresa.

2. Estruture seu orçamento

Após analisar toda a situação do negócio é imprescindível organizar o orçamento. Por exemplo, se está endividado, é preciso averiguar qual caminho precisa seguir para quitar as dívidas sem prejuízos para os outros setores da empresa.

Assim, analise qual será a previsão do faturamento do seu negócio no ano. Com base nos históricos e dados de mercado é possível fazer isso. Lembre-se que essa previsão precisa  ser realista.

Nada de colocar que você vai vender um milhão de produtos sem considerar os riscos do mercado.

3. Saiba seus custos

Você sabe quais os custos gerados pelo seu negócio? Está atento aos impostos e taxas cobrados pelos serviços usados?

Se ainda não parou para refletir sobre isso, então chegou a hora de sentar e colocar no papel todos os seus custos.

Saber em detalhes isso ajuda a minimizar gastos desnecessários com coisas consideradas “pequenas” e sem risco. Assim, liste seus custos, pagamentos de taxas, impostos e tudo  que a sua empresa gasta todos os meses.

Essa também é uma ótima maneira de controlar e reduzir gastos. Não quer dizer que sua empresa vai cortar tudo, mas pensar de forma estratégica para minimizar os custos sem que isso afete a qualidade da sua produção.

4. Negocie com fornecedores

A negociação com os fornecedores é uma prática que deve ser mantida em dia. 

Caso a sua empresa já negocie com fornecedores de confiança e tem uma boa relação com eles, então está na hora de aprofundar essa relação para se tornar duradoura.

5. Mensure os resultados

Todo o planejamento feito até aqui precisa ser analisado com frequência para verificar se existem erros, acertos e em quais pontos críticos a empresa pode ajustar o processo.

Separe um tempo periódico para fazer as análises dos resultados obtidos e compare com períodos anteriores. Assim, você saberá se a sua empresa está saudável financeiramente ou se ainda precisa pensar em mais ações para tirá-la do vermelho.

Leia também 7 razões para contratar uma consultoria financeira empresarial.

Tenha a ajuda de um consultor financeiro

Acredito que você já percebeu a importância de um consultor financeiro para que a sua empresa continue ativa por muitos no mercado.

As etapas mencionadas são essenciais para que a situação financeira do seu negócio não se transforme em uma bola de neve sem volta.

Por isso, a assistência de um consultor e coach financeiro é fundamental para o crescimento da sua empresa e, claro, elaborar um planejamento financeiro empresarial adequado. 

Faça um diagnóstico e tenha o meu auxílio para reestruturar as finanças do seu negócio!