Saber como economizar nas empresas é fundamental para que seu negócio prospere.

A redução de custos em uma empresa é uma medida que pode ser feita mesmo que o negócio não esteja passando por apertos financeiros. Além de também ajudar a aprender a como economizar nas empresas.

O processo ajuda a melhorar os setores financeiros e identificar quais são os gastos que a empresa tem com fornecedores, equipe interna e serviços contratados para seu funcionamento.

Segundo o Painel Mapa de Empresas, em janeiro de 2022, foram fechadas 140.242 empresas e, quando mencionamos as microempresas, temos 134.023. Apenas em São Paulo concentra o total de 39.545 de empresas fechadas, o maior índice de todos os estados brasileiros.

Por isso, a redução de custos pode e deve ser feita na sua empresa. A ação ajuda a melhorar o desempenho dos funcionários, aumenta a eficiência do negócio e auxilia no crescimento da produção.

Confira no artigo como economizar nas empresas com ideias para colocar em prática o processo.

Leia também 7 razões para contratar uma consultoria financeira empresarial.

Por que a redução de custos é importante para aprender a como economizar nas empresas?

As finanças mantêm uma empresa em pé e saber administrá-las é fundamental para o negócio faturar e expandir a sua atuação.

Não adianta nada ter uma ideia inovadora e deixar o empreendimento afundar pelo mau gerenciamento no setor financeiro.

Seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Em todos os casos é imprescindível ter um planejamento financeiro eficiente e adequado para as necessidades atuais.

É aí que entra a atuação de uma boa redução de custos.

Com esse procedimento será possível identificar quais são os gastos desnecessários e centralizar ações adequadas para todos os setores da empresa.

Agora, vamos conferir algumas ideias para praticar no seu negócio?

7 ideias para saber como economizar nas empresas

Separei sete dicas para você saber como economizar nas empresas e ainda aplicá-las sem muitos esforços. Confira a seleção a seguir!

1. Infraestrutura

Já refletiu em como a infraestrutura física da empresa está sendo utilizada? Vários custos, como a limpeza do ambiente, uso do ar-condicionado, iluminação e aluguel, são fatores que pesam no bolso do negócio ao final do mês.

Uma solução para a situação é repensar o uso da energia e do ar-condicionado. Troque as lâmpadas atuais por lâmpadas de LED, para economizar na conta de luz. Incentive os funcionários a abrirem as janelas no período da manhã para reduzir o uso do ar-condicionado.

Essas reduções não significam que é preciso deixar os funcionários em condições precárias de trabalho. Significa fazer ajustes na rotina para minimizar os custos e olhar para o meio ambiente com mais cuidado.

2. Impressões, internet e telefone

Outro fator fundamental são as impressões feitas na empresa. 

Já contou quantos papéis são impressos diariamente? Muitos deles nem são úteis ou não serão arquivados. Além disso, muitos funcionários também aproveitam para imprimir arquivos pessoais no trabalho.

Tudo isso deve ser considerado. Estimule uma meta de impressão por cada funcionário, verifique o que pode ser impresso e o que não tem sentido e ajuste as ações práticas para obter resultado.

Além disso, você também pode utilizar papéis de rascunho, tanto para anotações do dia a dia quanto para impressões triviais, dessas que não serão arquivadas.

Os serviços de internet e telefonia representam gastos que não podem ser cortados totalmente. Então, é necessário estabelecer o seu uso adequado.

Verifique o plano contratado de internet e serviço telefônico e negocie valores. Ou, simplesmente, troque de plano caso o atual não esteja sendo usado em sua totalidade.

Mas lembre-se que trocar um plano por outro mais barato pode causar mais prejuízos do que economia. É preciso ter atenção à qualidade do serviço oferecido e verificar se atende as necessidades da empresa.

3. Arquivos digitais

Como mencionado anteriormente, os papéis impressos ocupam espaço e demandam dinheiro também. Pense em usar arquivos digitais para substituí-los.

Existem várias alternativas de armazenamento em nuvem, favorecendo a busca de um arquivo em poucos minutos e evita o risco de perder o documento devido a uma rasura no papel.

Ah, também é ecológico já que não é necessário usar o papel.

Um excelente exemplo para esse caso são as empresas que não utilizam mais papel impresso para a contratação de novos funcionários. Nessas empresas são utilizados serviços de assinatura e registro de documentos online.

4. Contabilidade

Existem várias taxas, tributos e impostos que precisam ser pagos para a empresa funcionar corretamente. 

Se atente a legislação, principalmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e busque informações com consultores financeiros sobre temas que desconhece.

Para ter maiores resultados e com redução de gastos, pode-se optar pela orientação de um consultor financeiro. Esse profissional saberá identificar quais as ações específicas precisaram ser feitas a curto, médio e longo prazo.

5. Fornecedores

Os fornecedores são importantes para que seu serviço possa ser oferecido ou seu produto seja feito. Assim, comece fazendo uma lista dos fornecedores fundamentais para seu negócio funcionar.

Após listar todos, verifique se os valores estão adequados com o mercado, analise outras opções ou estabeleça contatos mais próximos com eles.

Pode ser que um determinado fornecedor esteja oferecendo um serviço por um preço mais alto e outro esteja oferecendo o mesmo serviço com um valor mais baixo.

Em todos os casos, verificar com cautela todas as alternativas é a melhor solução. Seu serviço ou produto precisa ter qualidade e os fornecedores também fazem parte disso.

6. Produtos descartáveis

Chega a hora do cafezinho e vários copos descartáveis são jogados no lixo. Depois, em outro momento, acontece a mesma situação.

Esses pequenos custos podem sair mais caros ao final do mês. Dessa forma, tente eliminar o uso de copos descartáveis pelos funcionários.

Uma solução é incentivar o uso de copos pessoais, garrafas ou a empresa pode até mesmo presentear o funcionário com uma garrafa personalizada.

A atitude faz bem para o meio ambiente e ajuda no processo de como economizar nas empresas.

7. Funcionários

Conscientize os funcionários, estabeleça medidas sustentáveis e peça a colaboração de todos nesse processo.

Outro fator para verificar é o quesito de banco de horas. Se o funcionário faz horas extras, tenha atenção às legislações trabalhistas para não ter multas no futuro.

Tudo isso precisa ser colocado na balança e analisado com calma e eficiência.

Leia também 15 frases sobre planejamento financeiro para inspirar você.

Faça um diagnóstico da sua empresa

Agora que mostrei como economizar nas empresas, chegou a hora de você aplicar as dicas no seu negócio.

Como consultor financeiro, posso fazer o diagnóstico da sua empresa com a eficiência que seu negócio precisa para expandir.

Faça um diagnóstico da situação financeira do seu negócio agora mesmo e aprenda a como economizar nas empresas!