Como economizar dinheiro pode ser uma dúvida em muitas pessoas, mas o processo exige paciência  

A pergunta que está rondando seus pensamentos é “afinal, como economizar dinheiro?”. Tenho certeza que esse também é um questionamento de muitas pessoas, e em várias etapas da vida. 

Muitos podem pensar que depois dos 30 é que você precisa se preocupar com isso, porém o fundamental é começar o quanto antes. A atitude irá assegurar o seu futuro e, também, a realização dos seus sonhos. 

É por isso que hoje o assunto deste artigo será como economizar dinheiro, com dicas realistas para implementar na rotina. 

É primordial entender que é necessário paciência, tanto para ajustar o seu planejamento financeiro quanto para realmente colocar em prática a economia na sua rotina. 

Preparado? Vamos lá! 

Por que economizar dinheiro? 

Saber como economizar dinheiro é um passo importante para alcançar a liberdade financeira. 

Seus sonhos, que em primeiro plano parecem impossíveis, podem ser facilmente realizados ao ter uma quantia específica de dinheiro para concretizá-los. 

Apesar de muitos afirmarem que dinheiro não traz felicidade, é notável que para realizar algumas metas é necessário possuir uma boa reserva estratégica. 

Mesmo que você ganhe pouco, seja estudante ou ainda não tenha a casa própria, poderá aplicar as dicas que separei para ajudar durante o processo. 

Antes das dicas, vamos conversar um pouco sobre objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Metas para compreender como economizar dinheiro 

Antes de fazer todo o seu planejamento financeiro, é fundamental ter em mente quais são suas metas. 

Aonde você quer chegar? Como você se vê daqui dois anos? Você precisa economizar para atingir qual objetivo? Qual seu maior sonho? 

Se faça essas perguntas e anote quais são suas metas. 

Separe-as em metas de curto, médio e longo prazo para que fiquem bem delimitadas. E, também, para ser um lembrete para o futuro quando se sentir perdido ou desmotivado. 

Metas de curto prazo são mais fáceis. Geralmente alcançadas em um prazo de três a seis meses. 

Assim, aquela roupa legal ou aquele guarda-roupa entram nesse tipo de meta. 

As metas de médio prazo variam de um a três anos, ficando um pouco mais complicadas para ocorrer a sua realização.

Aqui podemos colocar as férias que tanto quis, com direito a viagens e a visita em pontos turísticos. 

Já as metas de longo prazo são mais longas, com cinco anos ou mais. 

Comprar a casa própria, ter seu carro ou estruturar melhor sua empresa são alguns exemplos. 

Definir cada meta ajuda a aumentar a motivação, além de deixar claro o que você quer com a economia de dinheiro

7 dicas para ajudar a como economizar dinheiro 

A seguir separei dicas práticas que vão auxiliar na sua jornada e ajudar você no processo de como economizar dinheiro. Confira! 

1. Realize um diagnóstico financeiro 

O diagnóstico financeiro irá ajudar a identificar qual é a real situação que você se encontra. Por meio do diagnóstico fica mais fácil identificar todo o orçamento pessoal, familiar ou  empresarial

Para quem quer sair das dívidas e organizar as finanças, o diagnóstico financeiro é a melhor opção para avaliar a situação.

Caso você não saiba como começar a fazer o diagnóstico financeiro, então tenha a minha ajuda com isso. Faça um diagnóstico sem compromisso

2. Se livre das dívidas

Antes de começar a guardar dinheiro é essencial que suas dívidas sejam quitadas. Elabore um plano de ação, renegocie dívidas ou procure orientação profissional para ajudar no processo. 

Faça um planejamento realista que engloba as dívidas. Só assim será possível se livrar das dívidas acumuladas e começar a ter uma maior quantia de dinheiro guardada ao final do mês. 

3. Defina suas metas financeiras

Já mencionei anteriormente que as metas precisam ser bem definidas para ajudar no processo de como economizar dinheiro. 

Delimite isso com detalhes. É para comprar uma casa? Para pagar a pós-graduação? Ou é para aumentar as suas chances de liberdade financeira no futuro? 

Tenha isso em mente e estabeleça suas metas financeiras. Não tenha medo de mudá-las no futuro. As metas são um guia, mas também podem ser modificadas conforme a sua necessidade. 

4. Converse com a família

Você já começou a organizar as suas finanças e está tudo certo. Porém, a sua família sabe disso? 

Contou para as pessoas que moram na sua casa sobre a sua ideia de como economizar dinheiro? 

Aproveite o momento e reúna todos para explicar o porquê de economizar dinheiro e como irá fazer isso. Não adianta somente economizar, se precisa dividir o orçamento com mais pessoas. 

Aliás, fazer o planejamento financeiro dar certo pode unir ainda mais a família em prol de um único objetivo. 

5. Entenda seu estilo de vida

Verifique com o que você mais gasta e faça uma análise detalhada do seu padrão de vida no momento. 

Pode ser que você esteja gastando mais do que deveria e, assim, o plano de como economizar dinheiro nunca é concretizado. 

6. Gaste menos do que ganha 

Essa regra é simples: você não pode gastar mais do que o seu salário. Ao final do mês, é provável que tenha mais dívidas do que realmente consegue pagar e o ciclo se torna vicioso. 

Para economizar dinheiro é necessário fazer cortes e minimizar alguns gastos. Ao se organizar financeiramente, você perceberá que grande parte do seu dinheiro é gasto por impulso e ficará mais fácil saber como economizá-lo. 

7. Comece a estruturar a sua reserva estratégica

A reserva estratégica é essencial para auxiliar quando acontece algum imprevisto. Como o próprio nome diz, é uma reserva que só pode ser usada para situações emergenciais. 

Então, com tudo organizado financeiramente fica muito mais fácil começar a estruturar a sua reserva estratégica. 

Comece aos poucos e logo terá uma quantia que representa segurança para a sua vida. 

Faça seu diagnóstico financeiro agora 

Se você chegou até aqui é porque precisa saber como economizar dinheiro urgentemente. E, como mencionei antes, o diagnóstico financeiro é essencial para delimitar suas ações e recursos para estar sempre no azul. 

Não deixe para depois e tenha a minha ajuda durante essa jornada. Solicite um diagnóstico financeiro sem compromisso!