O início do ano letivo traz uma série de desafios para pais e responsáveis dos alunos. Saber como economizar na compra de material escolar é a grande lição.

O investimento na educação é uma das principais preocupações dos pais. Principalmente quando falamos na hora de comprar o material escolar para o ano que está começando.

Afinal, essa lista de itens pode ser uma despesa bem pesada no final do mês. Por isso, o controle e a economia são fundamentais para garantir uma compra mais segura e consciente.

Pensando nisso, preparei um artigo especial para te ajudar a economizar na compra de material escolar neste ano. Confira mais abaixo!

É possível economizar na compra de material escolar?

Todo pai deseja dar acesso aos melhores materiais e recursos para que a educação de seus filhos seja a melhor possível.

Por isso, muitas vezes esses consumidores não medem esforços para comprar os artigos de maior qualidade na lista de material escolar.

No entanto, o resultado de uma compra sem estratégia pode ser refletido em uma grande e pesada despesa. Por isso, o planejamento é fundamental nessas horas.

Com a devida organização, é possível economizar na compra de material escolar e ainda assim prover os melhores recursos para o desenvolvimento da educação de seu filho.

Tudo passa pelo bom gerenciamento dos recursos que vão ser utilizados na hora de adquirir esses itens. Nesse contexto, a educação financeira pode fazer toda a diferença.

Vale a pena parcelar compra de material escolar?

Muitas vezes, os consumidores optam pela opção de diluir esses gastos em parcelas que vão se estender ao longo do ano.

Dividindo a compra em pequenas prestações, pais e responsáveis conseguem ter um pouco mais de flexibilidade para conseguirem respirar mais aliviados em um primeiro momento.

Entretanto, o exagero no parcelamento também pode trazer uma série de consequências no futuro. Por isso, vale a pena pensar duas vezes antes de optar por esse método de pagamento.

Prestações em excesso podem impactar o planejamento financeiro no decorrer do ano e causar grandes danos nas contas de qualquer pessoa.

Além disso, é preciso estar sempre atento a fatores externos, como juros e taxas de cartão de crédito, que podem aumentar ainda mais o valor desse passivo.

Portanto, tudo depende da situação financeira do consumidor. Claro que o parcelamento pode ser uma alternativa para quem está com um orçamento apertado e precisa fazer essa compra de imediato.

Todavia, a recomendação é ter cautela na hora de tomar essa decisão. Uma escolha equivocada pode trazer reflexos negativos para o ano inteiro.

Se possível, uma compra à vista pode gerar a longo prazo. Mais uma vez, essa opção deve ser feita sempre de acordo com seu planejamento financeiro a longo prazo.

Na verdade, a solução está na pesquisa. Felizmente, hoje em dia possuímos recursos que nos permitem comparar preços e fazer escolhas mais acertadas e conscientes.

Uma vez que você estiver com todas as informações em mãos, é preciso apenas colocar na ponta do lápis para saber qual método de pagamento mais se adéqua ao seu planejamento financeiro.

Pesquise sempre que possível

Como comentei no parágrafo acima, a pesquisa vai ser a base de todas as decisões que vão ajudar a economizar na compra de material escolar.

Para isso, é importante considerar lojas físicas e virtuais e ver qual opção possui os melhores preços e condições de pagamento.

O comércio digital geralmente apresenta mais diversidade e facilidades para a compra dos materiais.

Em contrapartida, as lojas físicas permitem melhor diálogo e possibilidades de atendimento. Sem falar no poder de barganha, quando falamos de comprar em pequenos negócios.

Ou seja, também não existe resposta para essa pergunta. Para isso, voltamos para aquela equação entre planejamento financeiro e pesquisa de mercado. O resultado dessa conta deve guiar sua escolha.

5 dicas para economizar na compra de material escolar

Uma vez que esses cuidados básicos forem tomados, você pode estreitar suas opções e finalmente fazer sua compra. Confira agora cinco dicas para economizar na compra de material escolar

1. Compre material para o ano seguinte

Primeiramente, é importante se antecipar e buscar pela compra de materiais escolares ainda no fim do ano.

Afinal, em janeiro os preços disparam e a concorrência se torna bem pesada. Fazer essas compras no fim do ano letivo anterior vai dar uma vantagem incrível para quem deseja economizar.

Menores preços e mais opções estarão disponíveis, facilitando bastante a vida de pais e responsáveis na hora de comprar esses itens.

2. Reaproveite sempre que possível

Aliás, muitas vezes muitos itens do ano letivo anterior acabam sobrando. Não existe necessidade de se livrar desses materiais que ainda possuem vida útil.

Reaproveitar esses itens é uma escolha responsável e consciente que vai abrir espaço no orçamento para que materiais mais essenciais sejam comprados.

Sem falar que essa conscientização sobre o reaproveitamento de recursos pode ser uma boa forma de ensinar educação financeira para crianças e adolescentes.

3. Compre de forma coletiva

Outra opção interessante é se juntar com outros pais e comprar em atacado. Essa parceria vai ajudar a comprar uma grande quantidade de material que podem ser divididos entre as crianças.

Hoje em dia a internet está repleta de grupos que promovem esse tipo de ação. A colaboração pode ser a resposta mais econômica para esse problema.

4. Opte somente pelo necessário

Muitas vezes somos levados a comprar além do necessário. Ter a consciência do que realmente é preciso pode ser uma ideia interessante.

Para economizar na compra de material escolar é recomendável levar apenas o que for realmente vital. Em caso de imprevistos, você pode repor esses materiais ao longo do ano.

5. Divida suas compras

Por fim, vale ressaltar que as compras podem ser feitas em diferentes momentos. Vale a pena dialogar com os professores para saber quais materiais vão ser utilizados no início do ano.

Com essa resposta, você pode optar somente pelo necessário e fazer compras pontuais no futuro. Certamente, no meio do ano os preços vão cair bastante.  Por isso, não é preciso ter pressa.

Fora que isso vai trazer mais flexibilidade para o consumidor, permitindo que ele tome decisões mais seguras e conscientes neste momento.

Espero que essa breve lista ajude a economizar na compra de material escolar. Apesar de simples, essas dicas podem fazer toda a diferença no final do mês.

Para mais dicas sobre planejamento e educação financeira, fique atento ao nosso Blog e veja os melhores artigos sobre o tema.

Fique atento aos materiais que não podem ser pedidos

Aliás, fica aqui nosso conselho para que você fique atento aos materiais que não podem ser pedidos por escolas, creches e outras instituições de ensino.

É comum que escolas exagerem e peçam itens que não vão ser utilizados ao longo do ano. Mas você sabia que existe uma lei que protege os consumidores dessas práticas?

Sim, a Lei n.º 9.870/99 , sancionada em 1999, diz que escolas não podem cobrar materiais desnecessários para a sequência do ano letivo.

Conhecer os direitos do consumidor é algo muito importante para quem deseja ter uma melhor educação financeira.

Com acesso a mecanismos de proteção como esse, os consumidores podem ter muito mais segurança e tranquilidade para seguirem em seus planejamentos financeiros.

Você é capaz de economizar na compra de material escolar

Portanto, fica bem claro que é bem possível economizar na compra de material escolar. Com o devido planejamento financeiro, todos gastos podem ser controlados de maneira inteligente.

Basta ter atenção aos detalhes e pesquisar os melhores preços e condições de pagamento. Com o devido preparo, o início do ano letivo pode se tornar uma época muito mais tranquila.

O melhor de tudo é que o consumidor pode ter a certeza de estar provendo material de qualidade para seus filhos e economizando ao mesmo tempo.

Obrigado pela confiança e espero ter ajudado com esse post. Siga lendo o artigo para conferir mais uma surpresa neste final de artigo.

Como recompensa por você ter chegado até o fim desse artigo, aqui vai uma dica extra feita especialmente para quem deseja ter mais controle de suas finanças pessoais!

Extra! Tenha um consultor financeiro pessoal

Está interessado em mudar de vez as suas finanças pessoais, mas mesmo com essas dicas se sente incapaz de dar o próximo passo? Ter uma vida financeira que é, de fato, saudável.

Não se preocupe, eu posso te ajudar!

Através do meu planejamento financeiro pessoal, você organizará suas finanças em até 60 dias, reconhecendo o que está te impedindo de alcançar o equilíbrio financeiro.

Vou te ajudar a identificar os desperdícios, planejar o orçamento e ajustar o que precisa ser ajustado para gastar menos do que ganha, aprendendo a aplicar um método de organização simples, prático e de eficácia comprovada.

No fim do processo, você vai se sentir apto para gerenciar todas as suas dívidas e promover as ações necessárias para que elas não tirem mais seu sono.

Dê o próximo passo rumo a sua liberdade financeira. 

Faça já o seu diagnóstico gratuitamente falando comigo!