A mentalidade financeira pode ser capaz de transformar a sua realidade! Continue a leitura desse artigo para saber mais sobre o tema.

O fundamento principal para uma estabilidade e sucesso financeiro, é a mentalidade financeira! É ela que nos permite pensar e planejar nossa relação com o dinheiro de forma saudável e inteligente.

Afinal, o dinheiro vem e vai, e uma pessoa certamente pode enriquecer a partir de certas fatalidades da vida, mas como ela manterá aquela renda e fará aumentar a cada ano que passa, é outra análise. A partir disso surge a importância da inteligência financeira.

Então se você está cansado de só imaginar como seria a sua realidade ideal e como seria viver a partir de uma liberdade com as finanças, continue com a leitura deste artigo!

Eu sou Anderson Oliveira, consultor financeiro, e a próxima chave para o seu sucesso

O que é mentalidade financeira?

O conceito se resume em um conjunto de crenças e pensamentos que cada pessoa cria ao longo dos anos em seu subconsciente sobre o dinheiro. Assim, podemos concluir que todos nós possuímos uma mentalidade financeira, mas nem todas funcionam de maneira saudável, proativa e funcional.

Todo ensinamento sobre o dinheiro que você recebeu tanto na escola como em casa, seus hábitos de compra, a sua situação financeira atual, a situação financeira da sua família e suas experiências de vida, formam a sua mentalidade financeira de hoje.

Assim, determinadas pessoas buscam ostentação, luxo e riqueza momentânea. Outras, priorizam investimentos e poupanças do dinheiro para lucro e rentabilidade absoluta para o futuro, agindo de maneira inteligente com pensamento a longo prazo.

Qual a importância desse conceito em nossas vidas?

Como esclarecemos no tópico a cima, a mentalidade financeira é o resultado de tudo que vivemos e aprendemos em nossas vidas sobre o dinheiro. E a maneira que iremos nos relacionar com ele, será um reflexo total de nossas crenças e valores pessoais.

Desse modo, entender que o dinheiro pode ser algo poderoso, influente, que precisa ser conversado e ensinado, e pode sim trazer felicidade para nossas vidas, já é o primeiro passo para evolução financeira que você busca.

O seu pensamento rege todas as suas ações diárias e influência em sua realidade de vida. Sendo algo que merece e precisa ser melhorado e reciclado diariamente, de forma que converse e se relacione conforme as suas metas idealizadas.

Saiba identificar a mentalidade da riqueza

Você pensa de forma pobre, medíocre ou rica? Saber exatamente de que forma o seu pensamento rege seus ideais é a primeira forma de mudar a sua mentalidade financeira.

  • As pessoas ricas pensam de forma abundante e acreditam fielmente que merecem aquele dinheiro, buscando sempre garantir seus direitos e fazer render mais o seu patrimônio a longo prazo.
  • A classe média busca gastar dinheiro apenas em conforto e prazeres imediatos, muita das vezes trazendo inveja como resposta em suas relações com pessoas bem-sucedidas e priorizando seus bens materiais, em busca de ostentar.
  • Já as pessoas pobres, em sua maioria, consideram o dinheiro apenas para pagar suas contas do mês e garantir a sua sobrevivência, acreditando que para sempre a sua realidade será os benefícios básicos ofertados pelos outros ou pelo governo.

Independente de qual seja a sua situação atual, acredite na mudança e evolução! Mudar, evoluir, aprender e recomeçar sempre serão possíveis se assim você desejar e acreditar.

5 formas de desenvolver a sua mentalidade financeira

A partir do conhecimento prévio que você obteve neste artigo sobre mentalidade financeira, agora chegamos na parte mais importante. Confira as cinco dicas a seguir e garanta uma mudança de mentalidade para sempre!

1. Analise a sua realidade financeira atual

O primeiro passo é: analise seus gastos e rendas mensais, seus objetivos de vida, suas conquistas até hoje e como você lida com o dinheiro em seu dia a dia.

Considere o que pode começar a ser poupado e investido por mês sem pesar para pagar suas contas. Esteja ciente de todos os seus gastos mensais e busque focar em um objetivo específico.

Possuindo um objetivo em mente, o seu estímulo para economizar será muito maior e funcional, na prática.

2. Reconsidere as suas crenças e pensamentos

Caso você acredite que o dinheiro ainda é um tabu, que negociar é vergonhoso e investir é algo irreal e muito longe da sua realidade, talvez esteja na hora de mudar seus pensamentos e conceitos.

Pessoas que possuem renda e estabilidade financeira economizam, pesquisam preços no mercando antes de realizarem uma compra, fazem orçamentos, negociam preços e planejam seu futuro.

A partir disso, quebre a sua crença limitante de que você merece pouco! Você é o dono da sua vida e pode mudar a sua realidade quando quiser.

3. Transforme seus comportamentos e inove sua rotina

Transforme seus hábitos e garanta uma rotina saudável e equilibrada. Toda mudança de mentalidade, precisa vir acompanhada com uma mudança de atitude.

Considere seus pontos fortes e busque se necessário novas fontes de renda. Corte seus gastos supérfluos, planeje metas mensais e considere imprevistos.

4. Garanta sua educação financeira

A área de educação financeira exige tempo, dedicação e análise diária. É somente ela que te permitirá evoluir sua visão de mundo em relação ao dinheiro e suas infinitas possibilidades.

Considere aprender sobre as camadas e tipos dos investimentos, como nosso país está em relação às finanças mundiais, de que forma a bolsa muda e como a matemática financeira básica pode garantir a sua liberdade econômica.

Adquira esse tipo de conhecimento e, de preferência, conte com a ajuda com um consultor financeiro que possa compreender a sua realidade e orientá-lo com mais precisão e dedicação personalizada.

5. Busque ajuda e conhecimento especializados

Se você não possui educação financeira, todo o processo será em vão e o seu dinheiro certamente nunca irá render da maneira que você imagina.

Dessa forma, recomendo que estude, acompanhe a bolsa, as notícias do jornal e compreenda o básico das finanças. Você não precisa ser um especialista no tema, mas é necessário um conhecimento prévio de como lidar com seus investimentos a longo prazo.

O passo mais importante é: busque ajuda de profissionais qualificados e renomados na área. O seu dinheiro está em jogo, então priorize o melhor serviço para cuidar de suas finanças.

Vá para o plano de ação

Agora é hora de ir para a parte prática! Se você ainda precisar de ajuda a partir dessas dicas, para mudar a sua mentalidade financeira e ter um direcionamento em relação a investimentos, eu posso te ajudar!

Através do meu planejamento financeiro pessoal, você organizará suas finanças em até 60 dias, reconhecendo o que está te impedindo de alcançar a sua mentalidade financeira.

No fim do processo, você vai se sentir apto para gerenciar todas as suas dívidas e promover as ações necessárias para que elas não tirem mais seu sono. Além de possuir um mindset preparado para a riqueza de forma saudável, realista e poderosa!

Dê o próximo passo rumo a sua liberdade financeira. Faça já o seu diagnóstico gratuitamente falando comigo! Aproveite e me siga nas redes sociais para ficar por dentro de tudo sobre o mundo das finanças: Facebook, Instagram e LinkedIn